sábado, 1 de março de 2008

Mãe Anita........


Possivelmente 1968 ou 69

Vila Nova de Gaia em 1968

Fátima finais dos anos 70

Fátima ha dois ou tres anos.


Expressiva ha dois ou tres anos!

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa
E eu quero por força ir de burro!

Nasceu na Granja do Ulmeiro a 2 de Dezembro de 1927.
Faleceu a 29 de Fevereiro de 2008 ás 21h e 30 de paragem respiratória.

Não sei sequer que dizer.
Lembro-me agora de a ter ao meu lado aos 4 anos quando fui operado e me retiraram as amigdalas.
Lembro antes de a sentir aos 3 anos a correr comigo para a clinica onde fui cosido a um corte no sobrolho quando cai do triciclo.
Lembro-me de a visitar no hospital diversas vezes, também.
Revejo-a na minha cabeceira, adolescente embriagado, pensando em morrer, apoiando a minha cabeça enquanto vomitava.

Lembro dramas e alegrias.
Lembro-me da forma como sempre a critiquei por ser benevolente em relaçao ao mundo que a rodeava...não vendo que isso não era mais que a bondade e o espirito de serviço que sempre destinou aos que amava.

Espero lembrar sempre! Hoje não posso lembrar mais....

3 comentários:

Anónimo disse...

não sei porquê, ou talvez saiba!(sou "obrigada"a conhecer esse "interior") juro que ouvia o seu pensamento, enquanto se despedia, a entoar estes versos.Servem de escudo quando entoados com raiva para a seguir ser tranquilidade. tranquilo, porque agora recordam-se coisas boas.

Psantos disse...

Sobre este tema gostaria de saber quem comenta. Obrigado!

Anónimo disse...

A ti Pit Bull aquele beijinho especial...h� mto tempo n�o andava por estas bandas e lg deparei-me com esta not�cia.Das n/ ocasionais mas longas conversas, sei o k sentias por Ela.
Ao an�nimo(a)digo suavemente com excertos de "Ser Feliz" de Fernando Pessoa:
"Posso ter defeitos,viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas n�o esque�o de que a minha � a maior empresa do Mundo.(...) Ser feliz � reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreens�es e per�odos de crise.(...)Ser feliz � n�o ter medo dos pr�prios sentimentos. � saber falar de si mesmo. � ter coragem para ouvir um "n�o". � ter seguran�a para receber uma cr�tica, MESMO QUE INJUSTA. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo!"
Guiga