sábado, 29 de março de 2008

RTP sem Publicidade, um beneficio,para a Publicidade.



É falso que a retirada da publicidade da rtp seja má para os anunciantes e para os outros canais.
O Share de audiência da RTP dos dias de hoje, dividido pelos 2 ou três canais privados (inclui ja o novo) dará uma taxa a cobrar nos canais com publicidade na ordem dos 10% (a 3) ou 15% (a dois).
Este aumento de custo na comunicação generalizada, fará com que alguns anunciantes não consigam investir em televisão (dando alguma hipotese de sobrevivência a outros meios) e vejam assim diminuida a pressão publicitáriua actual (numero de anuncios em cada intervalo).
Basta estar atento para perceber que há já nos dias que correm anunciantes a emitir 2 ou mesmo 3 anuncios no mesmo intervalo, de forma a tentar ganhar um lugar na memória dos telespectadores.

E as agências reclamam dos três canais que operam hoje no mercado, mais espaço para publicitar, já que há filas de espera.
O Orçamento dos anunciantes raramente se altera em função dos custos dos mercados de paises tão pequenos como os nossos. Assim, basta até aumentar o custo GRP (a moeda de compra) para que haja menos pressão publicitária.
Aos anunciantes, quem de facto paga o apagão da RTP, fica um espaço mais desanuviado, proprio para permitir melhor recordação das suas mensagens.
Falta aos meios coragem e ás agências honestidade para tanto. As agências pressionam os meios de tal forma, que aquilo que dizem vender (Tecnicidade) se perde, porque quando se compra grp a preço fixo, dificilmente se saberá cumprir cobertura e frequência.

E sou parte interessada, assumidamente.
Mas o bom senso permite a quem lê estas linhas chegar lá.
Menos publicidade, mais cara, permite seguramente mais eficácia na sua recordação.
Tá dito!

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