quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Julgamento 2 e Sócrates n!


Fui pelo convívio, mais que pelo filme, mas fui.
O Julgamento, como disse o seu realizador, Leonel Vieira, não é um filma Português, é um filme.
Mas a história é portuguesa. E a primeira virtude é que é uma história que vista por outro qualquer cidadão do mundo, e sua, é de todos, faz sentido. Por isso, é uma boa história.
Para nós é também um pouco da nossa história, acrescida de um sentido de vingança, que acredito esteja ainda lactente em muitos portugueses.
Eu, e através da minha vida, acho que há também outro, ou outros lados desta história, mas sei que este também é verdadeiro e cruel.
Mas acho que, como em tudo, o tempo e a distância vai melhorar a visão que todos faremos da história.
Lamentavelmente a policia da covilhã e o pateta sorriso do primeiro ministro, levam a que este filma seja um pouco mais duro de ver.


Nota: Sr Eng e Primeiro ministro, queira desculpar a palavra pateta. A minha mulher diz que é o personagem disney seu preferido, como gosta muito de mim, por vezes chama-me pateta. No seu caso eu queria dizer ridículo, mas na altura esqueci a palavra e recorri. Por favor aceite como um adjectivo sem ofensa.

Sem comentários: