quarta-feira, 2 de abril de 2008

Cobranto!

Sempre que a vida me corria mal, lá ligava eu á minha mãe para me tirar o Cobranto.
Isto é, uma reza feita sobre um prato concavo com água, onde ía depositando goatas de azeite que tinha numa colher de sopa.
Quase sempre me dizia: "ai filho que estavas carregadinho"
Após isto sentia-me mais alviado.
Mesmo que não se acredite, servia para falar com a minha mãe e para me sentir aliviado.
Hoje consegui uma versão desta reza, versao de outras paragens, do Alentejo.

Cá fica o texto: (Obrigada bel, Isabel!)
"maria eu te benzo de lua luar, combranto a cobrantar lua cheia lua nova quarto crescente quarto minguante todos os quartos que a lua tem, lua tu que por aqui passas-te a saúde da Maria levaste se tornares a passar a saúde da Maria Hades deixar e a tua Hades levar e a Hades deitar para aqueles lados do mar Hades deitar onde não ouças galo nem galinha cantar nem Maria por o manel bradar em louvor de deus e da virgem Maria com um pai nosso e uma ave Maria."

Um pai nosso e uma ave maria

2 comentários:

Anónimo disse...

a minha mãe que é alentejana faz-me isto!!!

Anónimo disse...

A minha mãe é Beirã e também lhe peço o mesmo. E seja verdade ou não, certo é que depois disso as coisas correm melhor.