terça-feira, 5 de junho de 2007

Penalva do Castelo

A resposta do Gabriel Costa ao meu comentário, bem como o agradável comentário do Rufino Fino Filho. (um anonimato mais inteligente, confesso)levou-me a considerar a ideia de escrever sobre Penalva do Castelo.
Como estou longe das lutas politicas e partidárias, sobretudo de Penalva do Castelo, cá vai, com ousadia, um conjunto de ideias e de perguntas aos verdadeiros politicos locais.

O concelho é do interior e pobre, também por isso, mas tem capacidades e meios humanos para vencer a adversidade.

Não me parece natural plantar fábricas ou criar tecido industrial puro, na região.
Mas há pequenas industrias agro alimentares que podiam escrever história.
O concelho é produtor excelente de Vinho, queijo, fruta, e frutos secos. Podia muito bem agrupar interesses, sob uma mesma marca, para a sua recolha, transformação e distribuição, garantindo, não só o escoamento organizado e certificado desta produção, mais a criação de novos postos de trabalho.

Ha muitos jovens a estudar fora e que podiam ter condiçoes para criar um centro de serviços para a região.

Incentivar o turismo rural, não na optica do turismo de habitaçao, mas sim de trabalho real nas tarefas rurais. È uma politica usada lá fora e que faz com que os quadros médios e superiores possam encontrar actividades que equilibrem o seu dia a dia de grande stress.Há espaço e actividades para isso. Veja-se o Caramulo que hoje ja atrai muitos alfacinhas.

E outras ideias podem aparecer. Desafiem os jovens a dar ideias.
Hoje com o teletrabalho, há empresas de call centerportuguesas que operam a partir de barcelona, ou mesmo da India. Porque não aqui mesmo ao lado.

O Mundo esta em constante mudança. Mudem também a forma de pensar.

Pronto esta dito.

Penalva do Castelo tem futuro. Provavelmente sem os velhos de hoje!

Sem comentários: